11.12.07

[esclarecimento]
Não tenho nenhum tumor, nem cancro, nem sida, nem depressão, nem escoliose, nem osteoporose, nem sequer 'manchas pretas no cérebro' (nem que o Prestige tivesse batido na minha testa..lol)
A vir a confirmar-se o diagnóstico, trata-se de Esclerose Múltipla, e em virtude das inúmeras manifestações de preocupação, apoio, curiosidade, mesquinhice, etc. de que tenho sido alvo, considero pertinente esclarecer o que é isto.

A Esclerose Múltipla (EM) afecta mais de um milhão de pessoas em todo o mundo. Os estudos epidemiológicos apontam para a existência de 450.000 pessoas com Esclerose Múltipla só na Europa, sendo a incidência maior nos países nórdicos. Estima-se que o número de doentes em Portugal seja da ordem dos 5000.

O que é a Esclerose Múltipla?

A Esclerose Múltipla é uma doença inflamatória crónica, desmielinizante e degenerativa, do sistema nervoso central que interfere com a capacidade do mesmo em controlar funções como a visão, a locomoção, e o equilíbrio, entre outras.

Denomina-se Esclerose pelo facto de, em resultado da doença, se formar um tecido parecido com uma cicatriz, que endurece, formando uma placa em algumas áreas do cérebro e medula espinal.

Denomina-se Múltipla, porque várias áreas dispersas do cérebro e medula espinal são afectadas. Os sintomas podem ser leves ou severos, e aparecem e desaparecem, total ou parcialmente, de maneira imprevisível.

É desmielinizante porque há caracteristicamente lesão das bainhas de mielina que envolvem as fibras nervosas, como se refere adiante. É degenerativa porque surge também lesão da própria fibra nervosa, por vezes irreversível.
fonte: Associação Nacional de Esclerose Múltipla