18.9.06


“ Ó Laurindinha, laranja, limão,
Quem não tem amores não sabe o que é bom!
Não sabe o que é bom, não sabe o que é bom!
Ó Laurindinha, laranja limão! “

Estava tudo planeado para que a edição deste ano das Feiras Novas de Ponte de Lima tivesse uma baixa da minha parte... mas à última da hora, ao aviso de que a Prosak não iria abrir, a noite de sábado foi mesmo para rumar.. sim, quase em procissão (vejam a foto!), até este lugar mágico, misto de tradição e diversão garantida!!
«Em 1125, D. Teresa fundou Ponte de Lima, dotando-a de carta de foral e de muralhas. Na origem desta vila cheia de história, de arte e beleza natural, de rusticidade e património, está a sua Ponte Romana, única travessia sobre o rio Lima.
É desde essa altura que se celebram, quinzenalmente, às segundas-feiras, as Feiras Velhas, de tamanha importância que os limianos até chamam “solteiras” às segundas-feiras em que não se realizam. São as mais antigas do País, já mencionadas no foral de D. Teresa, confirmadas por D. Dinis em 1212, e tornadas feiras "reais" no tempo do rei D. Fernando.
Por comparação directa, convencionou-se chamar Feiras Novas àquelas que o rei D. Pedro IV instituiu em 1826 – para dignificar uma celebração já existente desde 1792 e conhecida por Festas da Nossa Senhora das Dores. A veneração da padroeira e o comércio são os pilares sobre os quais assentam as Feiras Novas, sempre com muita animação.
Por acordo celebrado, há cerca de cinquenta anos, entre a Câmara Municipal e o Grémio Comercial de Ponte de Lima, as Feiras Novas passaram a realizar-se no terceiro fim-de-semana de Setembro. No final das colheitas, quando o Outono se anuncia, Ponte de Lima recebe milhares de visitantes para vários dias (e noites) de festa, feira e arraial, encerrando-se, assim, o ciclo de Romarias do Alto Minho.»

Depois de uma hora de engarrafamento, e ainda que com restrições, a festa contou com tudo aquilo a que já estamos habituados.. este ano com o especial patrocínio das barracas da Casa do Povo do Freixo e da Associação Desportiva "Os Limianos".
Enfim, razão p'ra dizer: «Foi a loucuuuraaaaa!!»